quarta-feira, 11 de abril de 2012

Educação escolar



Educação escolar! Para uns é motivo de continuação de aprendizado, conhecimento, partilha, dedicação e porque não dizer de disciplina, afinal sem disciplina não chegamos em nossos objetivos. Mas para outros, educação escolar é motivo de passar o tempo, de apenas encontrar colegas e amigos, de dizer " ah, eu nem sei o que eu estou fazendo aqui, estou aqui porque meus pais mandam". Então, meus queridos leitores, em minha opinião, a Educação Escolar está em dois polos: um positivo e outro negativo.
Segundo Brandão (1985), "Ninguém escapa da educação. Em casa, na rua, na igreja ou na escola, de um modo ou de muitos todos nós envolvemos pedaços da vida com ela: para aprender, para ensinar, para aprender-e-ensinar. Para saber, para fazer, para ser ou para conviver, todos os dias misturamos a vida com a educação." (BRANDÃO, 1985, p. 7. grifos nossos) .
Então podemos constatar, a partir desta breve citação, que a Educação não está focalizada apenas em um ambiente, mas sim que ela é parte de um todo de casa, da igreja, do meio familiar...
Infelizmente, são poucas pessoas que tem a consciência do que é a Educação Escolar, acham que esta está integrada apenas no aprendizado, na inserção do aluno na escola.
O espaço que me oferecem para fazer a monitoraria das disciplinas é como essa imagem com espaços coloridos que são os alunos. Cada gesto, comportamento, interesse, dedicação é que resulta na cor que você oferecerá para o meio em que vive.

Olhemos para a Educação Escolar como Parte do processo de formação de cidadãos!

Um comentário:

  1. Certo Iza, então vamos deixar este mundo bem mais colorido, pois infelizmente nos deparamos com muitos jovens que ainda estão na cor cinza, jovens sem vida e sem opinião. Jovens sem brilho e inertes aos fatos e circunstâcias! A informatização desperta muito interesse, mas as escolas não avançaram tecnologicamente e não conseguem acompanhar este rítmo. Ainda tentam prender a atenção dos alunos com um quadro negro e giz, com livros arcáicos e professores sem motivação pedagógica e financeira ... Creio que a didática está sendo insuficiente para o aprendizado escolar! Muitas mudanças deverão acontecer neste meio ainda! Enquanto isso, vamos tentar colorir a vida destes jovens com nossa música, nosso testemunho, nossas experiências!

    ResponderExcluir

Cor de rosa bebê

Meu mundo cor de rosa Você chegou e deixou minha vida mais preciosa. Minha filha Minha bebê Mamãe e papai amam muito você!