Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades
para a sua produção e que quanto mais criticamente se exerce a
capacidade de aprender mais se constrói a curiosidade epistemológica.
A diferença entre educadores e educandos está não na experiência de
vida ou conhecimento de um conteúdo, mas na maior experiência que
os educadores têm com os discursos e o conhecimento formalizado
pela cultura escrita (BRITO 2007, p. 63).
“Brincar não é perder tempo, é ganhá-lo. É triste ter meninos sem
escola, mas mais triste é vê-los enfileirados em salas sem ar, com
exercícios estéreis, sem valor para a formação humana”.
(Carlos Drummond de Andrade)
“Educar é acreditar na vida e ter esperança no futuro, mesmo que os jovens nos decepcionem no presente”. (Augusto Cury)
“Há um mundo a ser descoberto dentro de cada criança e de cada jovem. Só não consegue descobri-lo quem está encerrado dentro do seu próprio mundo”. (Augusto Cury)
“Seja prudente com a novidade. Nunca a procure por ela mesma, mas pela melhoria que poderá proporcionar ao seu trabalho e à sua vida. Essa melhoria depende tanto de você como da própria novidade”.(Celso Antunes)